O que você precisa fazer antes da primeira sessão das crianças com a psicóloga?
- Juliana Louvise
- 12 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Fonte da imagem: Canva.
É muito comum que as crianças cheguem ao primeiro dia de terapia com medo e isso pode atrapalhar a construção do vínculo terapêutico. Quando elas não sabem aonde estão indo, podem imaginar um monte de coisas e, algo muito temido por elas, é tomar injeção ou vacina. Também acontece de muitas crianças chegarem ao consultório com medo de receberem algum tipo de punição. Geralmente isso acontece quando os pais dizem que ela está indo ao psicólogo por estar se comportando mal.
É importante que vocês saibam que um processo terapêutico, para ser bem-sucedido, requer a construção de um vínculo forte entre a criança e o terapeuta e entre a família e o terapeuta também. Sendo assim, algumas dicas podem ajudar a diminuir a ansiedade das crianças diante de processo e facilitar a construção de um bom vínculo.
1. É importante incluir toda a família no problema: “Estamos com um problema e vamos procurar ajuda.” Isso é importante, pois, a intervenção com as crianças também requer intervenção junto às famílias. Assim elas entendem que a responsabilidade não é só delas.
2. Não prometa recompensas pela ida ao terapeuta, pois isso também impacta na construção do vínculo. A criança precisa se perceber como parte do problema e perceber a necessidade em tratá-lo.
3. Encontre com a criança quais são as vantagens em resolver o problema.
4. Mostre para criança que a ida ao terapeuta está limitada no tempo: “Você não vai ao terapeuta para sempre. Vai uma vez por semana e, depois, terá alta.”
Essas simples dicas vão ajudar vocês a iniciar esse processo.
Juliana Louvise
é Psicóloga especializada em Terapia
Cognitivo-Comportamental na Infância
pela PUC PR (em formação) e autora do
livro Águas Passadas Colorem Moinhos.
Comments